quarta-feira, 12 de outubro de 2011

1ª edição do projeto negro-indígena: "Cantos e contos na praça"


A Associação de Mulheres de Alagoinhas e Região (AMAR) realizou no domingo dia 18, na Praça da Alagoinhas Velha (próximo à Igreja Inacabada), o primeiro encontro do projeto Negro Indígena: "Cantos e Contos na Praça".

Estiveram presentes no evento:
- Grupo de samba de roda de Senhor Bento, da Alagoinhas Velha;
- Grupo de teatro "Cara pintada", com os atores Anderson e Antoni Cleiton, do Pedro Braga;
- As mulheres da melhor idade do grupo "Alegria de viver", do Centro Social Urbano (C.S.U.)
Petrolar;
- Recitais de poesia negra com Isabel Lima, Alda Pereira, Luciana Soares e Andréia Barbosa;
- Diálogos artístico-culturais com o artista plástico Lithos Silva, a presidente da Casa do Poeta (Caspal) e escritora Madrilena Berger, a professora e escritora Cristiana Alves, as militantes e educadoras  Maria Trindade, Valentina, Zezé Mota e Joselita.

Também é importante destacar a presença de integrantes do grupo "Devírineos e Moleculares", Écristio Raislan, guitarra e voz; Maurício (Tio Mau) Guitarra e Voz; Eteslan (T-zão) baixo e Adriano Bateria e dos jornalistas José Carlos e Silvestre Santos do programa Mundial Notícias e do Jornal Alta pressão, pela Mundial FM.

Paralelamente as discussões e apresentações culturais houve a comercialização de artesanatos como tapetes, panos de prato, além de tortas, caruru e sarapatel. 

Aberto ao público, a ação pensada pelos integrantes da Associação tem como objetivo aproximar os integrantes do projeto à população. Com esta finalidade, o fio condutor do evento será a presença de elementos culturais das matrizes africana e indígena. O evento busca reunir diferentes segmentos sociais, sobretudo aqueles voltados para a arte, musica e literatura. 

A idéia é construir um espaço plural de circulação de diversos grupos culturais, promovendo experimentações artísticas e motivando a reflexão sobre as artes e o seu papel como fomentador das transformações sociais.


Breve nova edição do projeto e fotos da primeira edição do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário